Sobre nós
Bem Vindo!!
Seja um dos corações,
Este projeto é resultado de um outro, a biblioteca itinerante “Na rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos”, que tinha e tem, como grande objetivo o da inclusão. Levou anos a ser testado e concebido. Começou com visitas ao domicílio que levava leitura em voz alta, conversa e também arte, a idosos isolados socialmente, apesar de viverem na zona histórica da cidade de Lisboa.
Entretanto a Elsa e a Sofia conheceram-se a dançar, e aqui é que entra a arte em casa de uma das senhoras visitadas pela Sofia. E a ideia deste projeto “A minha Vida tem Histórias” foi ganhando coração e corpo. E até agora têm sido muitos os corações tocados, conquistados, melhorados e sobretudo valorizados. E dizem que quando isto acontece a vida permanece.
Quem somos
somos a minha vida tem histórias
Estamos ao serviço das pessoas idosas e queremos ajudá-las a encontrarem uma âncora para a sua vida.
Somos uma referência no desenvolvimento e organização de atividades orientadas de forma criativa para o público sénior e/vulnerável. Através da união da leitura em voz alta e a arte. Sustentada para a inclusão e transformação: estimular através da arte e o reforço positivo individual e social com atividades dirigidas à população da comunidade reformada, que procurem uma âncora para a sua Vida. Melhorando a saúde mental, prevenir problemas de demência e de isolamento social.
Trabalhamos com os parceiros: AMI (bairros Portugal Novo), Cento de Dia de Nossa Srª dos Anjos/SCML, Voz do Operário, Largo de Residências e Fundação São João de Deus.
Acreditamos, como Almada Negreiros, que "A Alegria é a coisa mais séria da Vida"
A Sofia Freire d’Andrade, é uma das cabeças e o coração deste projeto. Tem a arte no coração e a dança na ponta da alma. Dedicada aos seus alunos com a pedagogia da arte tatuada na pele. Os anos de tanta experiência a ensinar não lhe gastam a criatividade. O fogo das ideias e a capacidade de regeneração que tem, faz magia com as mãos, com o coração e sobretudo com a capacidade de envolver os seus alunos no seu dom. Aquele que todos temos, o de criar. A Sofia é mestra na arte de ensinar a arte que existe em todos nós. A arte é a sua casa, aberta a Todos que queiram saber mais sobre si mesmo. E há maior arte do que essa?
Elsa Serra, é uma das cabeças e coração deste projeto. Para além de ser contadora de histórias profissional, autora de 5 livros, formadora e presença assídua em sessões de histórias promovidas por diversas livrarias, bibliotecas e escolas do país, Elsa gosta de dançar e carregar energias na empatia improvável. É uma idealista inveterada, que escolhe sempre a melhor versão dos outros e das histórias que eles contam, mas é com os abraços que encontra o equilíbrio e naturalidade das coisas certas. Tem a família e os afetos tatuados em todas as escolhas que fez e talvez seja por isso que é tão generosa na forma como ouve e conta histórias. Quando ainda não tinha 40 anos foi-lhe diagnosticada uma artrose total da anca e foram a limitação física e isolamento social que sentiu que a aproximaram tanto dos idosos e de todos aqueles que por alguma razão se sentem sozinhos.
o nosso percurso
Do problema à solução
1
O problema que encontramos
A visão negativa do envelhecimento e da sabedoria adquirida, falta de autoestima, sentimento de solidão e isolamento social, sentimento de inutilidade na sociedade, saúde mental debilitada pelo isolamento e falta de sentimento de pertença a uma comunidade.
2
A resposta que criamos
Queremos acrescentar valor às pessoas! Tornar possível um renascimento positivo! Apoiar no autodesenvolvimento, na autotransformação! Tornar possível o sonho de criar uma comunidade que funcione como uma teia afetiva de apoio e confiança, através da partilha, afetividade, respeito e liberdade
3
A forma como a concretizamos
De igual para igual, partilhamos saberes diferentes. Sempre com a leitura em voz alta, as artes plásticas e a escrita como ponto de encontro entre nós e o grupo. Dinamizamos as nossas atividades de forma descontraída, com periodicidade regular para a ligação no grupo crescer para além do desenvolvimento artístico e pessoal. Proporcionamos momentos de bem-estar, um espaço de liberdade pessoal e criativa.
4
Porque precisamos de si
Quer mudar o mundo?
é uma forma de o fazer estando presente dando-nos um Presente.
Ajudando-nos a continuar este trabalho com resultados tão positivos que urge crescer e melhorar a vida de mais pessoas.
Com o valor e regularidade que puder doar já é um grande Presente.